quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Qualquer maneira de amor vale a pena!


Que saudade de ser apenas uma torcedora apaixonada do Flamengo! Era bom não saber de nada! Se o time ganhava eu ficava feliz, se perdia eu ficava triste. E só. Mas o tempo foi passando, o interesse pelo Flamengo foi aumentando e ficou quase do tamanho do meu amor por ele. Queria conhecer mais sobre o clube, suas histórias, glórias, percalços. Lia uma matéria aqui, um livro ali, uma resenha acolá. Fui gostando da coisa, me aprofundando. Gostava de algumas coisas que lia, odiava outras e assim fui caminhando.

O advento da internet me fez conhecer o torcedor do rubro-negro. Conheci muita gente apaixonada! Gostei do que vi. Mesmo! Conheci pessoas inteligentes, capazes de fazer do Flamengo um clube melhor. Pessoas, que como eu, tinham ideias para mudar o clube, buscar coisas novas e explorar, com honestidade, essa marca tão valiosa que é o #Flamengo. Encantei-me com alguns torcedores! Mas, como não poderia deixar de ser, tive também que conhecer e conviver com o outro lado. Sempre soube que o Flamengo era maioria em qualquer categoria que se quisesse estudar. Sempre soube! Mas, pasmem, caí na asneira de prestar atenção nos chatos. Isso mesmo! Não sei por que cargas d’água minha timeline estava sempre recheada deles. Por mais que os excluíssem, lá estavam os ‘malas’ rondando minhas atualizações. Depois de um tempo percebi que era normal. Se escolhêssemos a categoria de torcedores ‘chatos’ para estudar, lá estaria o Flamengo em primeiro lugar.

O fato é que isso me deixou curiosa. Como uma pessoa que torce pro Flamengo pode ser tão chata? Entendam. Não quero aqui dizer como você ou o seu colega devem torcer. Longe de mim! Até porque eu me manifesto muito sobre isso. Ninguém pode dizer como você ou eu devemos torcer, ou se amamos mais ou menos o Flamengo. O que me choca é o torcedor flamenguista, superior como é, se deixar levar pelo momento. Parece que nunca viveu algo semelhante, que não conhece a história do clube. Já passamos por tantos momentos tenebrosos e estamos aí, superiores, invejados, adorados, comentados...

Não vamos, por favor, por mais que nos encaixemos na categoria ‘chatos’, nos nivelar por baixo. Não! Já passamos por muitas coisas para, agora, abrir mão da nossa fé e da nossa confiança! Não podemos falar da boca pra fora que ‘a maior torcida do mundo faz a diferença’. Temos que falar isso com a alma, com o coração, com a fé! Não é por acaso que os jornais buscam por uma notícia do Flamengo diariamente. O Flamengo é vendável porque é nacional, é mundial, é galáctico! Todos querem saber do Flamengo, gostem nossos adversários ou não! Todo time quer ganhar do Flamengo, apenas pra dizer que ganhou. Nossos adversários, mesmo quando dizem que não estamos com nada, querem, de qualquer jeito, ganhar da gente. É assim, não tem jeito. Isso é o Flamengo!

Em dias em que a derrota machuca - porque sim, há derrota que além de nos causar tristeza, nos causa dor – eu sinto falta da torcedora que eu era. Sinto falta da ingenuidade da minha maneira de torcer, mas ao passo que sinto saudade, me encho de orgulho da torcedora que me tornei. Sinto orgulho porque percebo que evoluí. Eu torço, vibro, sei das dificuldades, as enfrento, mas não me deixo nunca, jamais, me levar pelo momento. Posso me orgulhar, ainda, de nunca ter desejado o mal do Flamengo, porque quando amamos alguém não nos passa pela cabeça desejar que esse alguém sofra.

Não deseje mal ao Flamengo, torcedor rubro-negro. Não faça isso! Por mais que a situação esteja ruim, e já passamos por muitas, quem sempre estará lá para apoiá-lo seremos nós. Não façamos como os técnicos que vêm e vão ou como os jogadores que amam o nosso Manto por uma ou duas temporadas e depois partem. Quem sempre está ao lado do Flamengo quando ele mais precisa é a Nação Rubro-Negra! Não quero, com esse texto, lhe pedir que feche os olhos para os erros do Flamengo, não, só quero que você ame o Flamengo, e que esse amor seja puro e verdadeiro. Dificuldades virão, e nós sabemos muito bem disso, mas deixemos a tarefa de torcer contra com os nossos adversários, eles são muito bons nisso. Se for pra torcer contra, que seja contra nossos adversários menos expressivos, como Vasco, Fluminense e Botafogo.


SRN! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário